“Janeiro Dourado”: passe por uma avaliação médica antes do exercício

A cada ano que passa o calendário vai ficando mais “colorido”. Depois de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas de alerta para a prevenção e combate ao câncer de mama e próstata, é hora dos exercícios físicos entrarem em pauta com o “Janeiro Dourado”.

Atividade física regular é um dos fatores mais importantes para a saúde, felizmente cada vez mais pessoas se conscientizam disso e incluem exercícios na rotina. O que nem todos sabem é a relevância de fazer uma avaliação médica para descartar possíveis condições que possam limita-la ou até restringi-la.


 + Morte súbita na corrida é causada por doença pré-existente, diz fisiologista
+ O que está havendo no esporte? Médico explica casos de morte súbita


 Não são raras as notícias de pessoas que sofrem desde lesões osteomusculares até morte súbita ao praticarem exercícios sem avaliação e orientação adequadas. Estas situações trazem à tona a importância do auxílio de um médico especializado.
 

A campanha, lançada pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) recebeu o nome de “Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro”, um mês para a conscientização da saúde do esportista. O objetivo é trazer esclarecimentos sobre a medicina esportiva e o papel do médico do esporte na rotina do praticante.

Queremos mostrar que o exercício físico bem orientado ajuda a prevenir as principais causas de morte no Brasil: reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, ajuda no controle de doenças metabólicas, como diabetes, e obesidade, diminui a incidência e auxilia no tratamento de diversos tipos de cânceres e também de depressão e ansiedade, promovendo a saúde e o bem-estar – explica Dr. Bernardino Santi, Presidente da Spamde.

Durante todo o mês de janeiro, ações de ativação serão realizadas em hospitais e demais locais relacionados à saúde, para compartilhar informações com a população praticante de esportes. No final do mês, a Spamde promoverá um evento na cidade de São Paulo, no qual médicos do esporte realizarão gratuitamente exames que mostram se o indivíduo está apto a praticar exercícios e quais cuidados deve ter.

Siga-nos no Instagram: @spamde.esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.