A ação teve o intuito de destacar a importância da realização avaliação médica pré-participação esportiva (denominada entre os profissionais do esporte de APPE), que é de fundamental importância para detectar condições clínicas que possam representar riscos durante o treino e/ou competição, e que esta avaliação deve ser repetida anualmente, com particularidades em relação à idade e ao gênero do praticante.
“Nosso objetivo é informar sobre a importância deste acompanhamento médico para a prática de atividades físicas com segurança, evitando os possíveis malefícios da realização sem orientação adequada. Queremos mostrar que o exercício físico bem orientado ajuda a prevenir as principais causas de morte no Brasil: reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, ajuda no controle de doenças metabólicas, como diabetes, dislipidemia e obesidade, diminui a incidência e auxilia no tratamento de diversos tipos de cânceres e também de depressão e ansiedade, promovendo a saúde e o bem-estar”, explica Dr. Bernardino Santi, Presidente da Spamde.
Durante todo o mês, ações de ativação foram realizadas em hospitais e demais locais relacionados à saúde, com o intuito de compartilhar informações com a população praticante de esportes.
No dia 28 de janeiro a Spamde promoveu um evento na cidade de São Paulo, no qual médicos do esporte realizaram gratuitamente exames que mostraram se o indivíduo está apto a praticar exercícios e quais cuidados deve ter, além de compartilharem informações e orientações aos praticantes.
Sobre a criação da campanha, Dr. Bernardino Santi explica: “Escolhemos o mês de janeiro por ser o início de temporada para a maioria das equipes esportivas e também porque é o primeiro mês do ano, quando a maioria das pessoas promete mudar de vida, ser mais ativa e mais saudável, mas nem sempre consegue. Já a cor dourada remete à medalha, ao primeiro lugar, ao pódio, que representa aquilo que cada um de nós pode ganhar ao mudar o estilo de vida, comparando o valor de nossas vidas ao ouro”.
A campanha será lançada em 2017 e acontecerá anualmente.