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Suplementos: Mitos e Verdades

Suplementos: Mitos e Verdades

A busca pelo padrão atual de beleza, saúde e força, com definição muscular e quantidade de gordura corporal mínima provocam a corrida às academias e a procura cada vez maior pelos suplementos, estes seguidos pela promessa de rapidez nos resultados. Mas afinal de contas, o que realmente eles trazem de benefícios ou prejuízos?

Suplementos são substancias destinadas a fornecer ao organismo elementos que estão em falta para a melhor performance dos sistemas orgânicos. Eles podem ser hormonais ou alimentares.
Os suplementos hormonais, mais conhecidos como anabolizantes, são substancias que visam fornecer hormônios que estão em falta no organismo e desta forma se não forem administrados sob orientação médica podem promover uma serie de efeitos adversos se não forem utilizados na quantidade e forma corretas.

Os suplementos alimentares são produtos usados com o propósito de suplementar a dieta normal e fornecer nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos e vitaminas. Fornecem energia e resistência além de recuperação muscular e definição corporal. É importante entender que o suplemento não substitui nenhuma substancia da dieta, ou seja, o suplemento deve ser usado juntamente com a dieta e nunca substitui-la. Provêm de fontes concentradas de nutrientes e outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, sozinhos ou combinados, vendidos em doses formuladas e feitos para serem usados em pequenas quantidades.

Pela Resolução da Diretoria Colegiada( RDC n 18) da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA) de 27 de abril de 2010, os suplementos se dividem da seguinte forma com suas respectivas funções:

  1. Suplemento hidroeletrolítico : produto destinado a auxiliar a hidratação;
  2. Suplemento energético : produto destinado a complementar as necessidades energéticas;
  3. Suplemento proteico : produto destinado a complementar as necessidades proteicas;
  4. Suplemento para substituição parcial de refeições : produto destinado a complementar as refeições em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;
  5. Suplemento de creatina : produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina;
  6. Suplemento de cafeína : produto destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração.

Em relação ao uso de anabolizantes há relatos científicos de que o número de seus usuários atinge 80% e destes, 35% experimentaram dependência física e psicológica. As principais motivações identificadas para o consumo dessas substâncias são aquisição de força e beleza e a melhora no desempenho. No Brasil, a preocupação não é tanta com os atletas, mas com aqueles adolescentes e jovens que, no seu imediatismo, almejam ganho de massa e músculos rapidamente, um corpo atlético em curto prazo, entregando se aos anabolizantes receitados, muitas vezes, por instrutores , professores e colegas sem orientação médica.

O uso de suplementos nutricionais está bastante difundido entre praticantes de atividade física e atletas, com o intuito de aumentar a performance em esportes de competição, no caso dos atletas, mas também em atividades recreativas, visando ganho de massa muscular com finalidade estética. Nos esportes de alta performance os suplementos nutricionais podem representar um risco, pois muitos destes suplementos contêm substâncias proibidas,como os esteroides anabólicos androgênios, o que poderia levar a um teste positivo de doping, pois há relatos inclusive de trabalhos científicos na Europa e nos Estados Unidos de contaminação destas substancias.

Mesmo com a grande preocupação dos frequentadores das academias na busca de uma alimentação ideal e adequada ao tipo de treino, ainda nos deparamos com a falta de conhecimentos, presença de hábitos alimentares inadequados e a influência da mídia,como fatores que levam os indivíduos a utilizarem suplementos nutricionais e adotarem um comportamento alimentar inadequado para atingirem determinados objetivos. Os suplementos em quantidades inadequadas podem causar danos irreversíveis a alguns órgãos como os rins e fígado.

No caso de abuso de de esteroides, os efeitos adversos mais comuns são: aumento de peso; aumento da massa muscular e óssea, tremores, acne severa, retenção hídrica, dores nas articulações, aumento da pressão sanguínea, alteração no colesterol do sangue, alterações nos testes de função do fígado , tumores no fígado, estrias, lesões do aparelho locomotor e riscos de AIDS por compartilhar seringas. Outros efeitos também são descritos: nos homens infertilidade, calvície, impotência, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar, aumento da próstata. Na mulher ocorre o crescimento de pelos com distribuição masculina, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa e diminuição de seios (atrofia do tecido mamário). No adolescente, observa-se a maturação esquelética precoce sem que ele atinja seu crescimento adequado, com baixa estatura e puberdade acelerada levando a um crescimento com ossos fracos. Agressividade quadros psiquiátricos e episódios depressivos também configuram como efeitos indesejáveis.

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos suplementos alimentares, seja um praticante amador ou um atleta profissional, o que faz a diferença é a forma de orientação pois as necessidades e os objetivos nestes casos são diferentes. Daí a importância da orientação de um profissional médico ou nutricionista especializados para a escolha do tipo e quantidade de suplemento adequado a cada caso individualizado.

Basta fazermos uma viagem ao mundo dos desenhos e nos lembrar do Popeye, uma lata de espinafre já fazia o efeito desejável. Hoje um pouco de paciência, dedicação aos treinos, uma alimentação balanceada e uma suplementação adequada, tudo isso orientado por profissionais como médicos, nutricionistas e professores de educação física se configura como o melhor caminho para resultados saudáveis e duradouros.

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